Idoso com estresse? Saiba como evitar e tratar

Considerado um dos males que mais acomete pessoas de todas as idades, o estresse na terceira idade tem sido mais recorrente nos últimos anos. A condição pode se manifestar devido a mudanças biológicas e sociais comuns do envelhecimento, como doenças crônicas, falta de trabalho e de atividades para manter a cabeça distraída. Saiba quais são os principais sintomas do estresse em idoso, como evitar e tratar.

Indigestão, irritação e indecisão

Caso o idoso apresente falta de apetite problemas de indigestão, pode ser um sinal de que ele está sofrendo com o estresse. Observe se a pessoa da terceira idade reclama com recorrência de estomago embrulhado em diferentes momentos do dia. Outro sinal da condição é a irritação repentina. Isso pode ser identificado se, antes o idoso era calmo e, de repente, ele mostra sinais fáceis de irritabilidade. Conversas para aproximar e entender o momento que a pessoa está vivendo pode ajudar. Além desses sintomas, a constante falta de capacidade de decisão pode indicar um idoso estressado.

Palpitação, dor de cabeça e falta de concentração

Constante dor de cabeça não é um bom sinal. Mesmo sendo um sintoma comum de qualquer outra doença, a cefaleia permanente indica, em muitos casos, quadros agudos de estresse. Juntamente com esse sintoma, a palpitação, que está relacionada ao sistema nervoso, sugere casos dessa condição. Por fim, se o idoso ainda vive aéreo, sem atenção às atividades comuns do dia a dia, fique em alerta.

Saiba como evitar e tratar

Para impedir quadros de estresse, é importante cuidar do corpo e da mente. Assim como pessoas mais jovens, os idosos precisam manter o corpo ativo, por meio de exercícios físicos, como caminhada e dança, e atividades que ajudam a tranquilizar a mente, a exemplo do yoga e meditação. Caso o quadro já esteja estabelecido, procure um especialista para indicar o melhor tratamento, que pode ser feito por meio de medicações, terapias ou, até mesmo, fitoterápicos.