Hidroginástica: 5 benefícios da atividade para os idosos

Encontrar meios de manter uma rotina saudável para a terceira idade com certeza é uma prioridade e a hidroginástica para idosos é uma das atividades mais recomendadas para esse processo. Você com certeza já ouviu falar sobre a prática, mas você sabe como ela pode beneficiar a qualidade de vida na terceira idade? 

Hoje estamos aqui para responder essa pergunta para você! Continue a leitura deste post para conhecer os principais benefícios da hidroginástica para idosos. 

O que é a hidroginástica?

Hoje existem diversas opções para que os idosos possam viver de forma mais ativa, mas a hidroginástica ainda é uma das preferidas para melhorar a qualidade de vida. A atividade consiste na prática de exercícios aeróbicos realizados na piscina com uma duração que costuma variar entre 45 minutos e 1 hora. 

Por ser praticada na água, a hidroginástica não oferece risco de lesão e ainda garante a hidratação do aluno durante toda a prática, já que a transpiração excessiva não ocorre como em outras atividades. 

Conheça os benefícios da hidroginástica para idosos

Uma vez entendido como funciona a atividade, é hora de conferir os benefícios da hidroginástica para idosos:

1. Condicionamento físico

Com a hidroginástica o idoso pode ganhar mais resistência física, ponto que contribui não só para a diminuição de riscos de quedas, como também para uma maior autonomia no dia a dia. Além disso, a atividade contribui para o fortalecimento muscular e ainda gasta calorias, combatendo também a obesidade na terceira idade. 

2. Melhora na respiração

Uma grande vantagem da hidroginástica é o trabalho de melhoria no condicionamento cardiorrespiratório, contribuindo para a prevenção de doenças cardíacas e ainda reduzindo problemas respiratórios. Isso também acontece porque a atividade cuida não apenas do corpo, mas também da mente, ajudando a aliviar o estresse e afastando as doenças causadas por ele. 

3. Recuperação motora

Sim, a hidroginástica contribui e muito para a recuperação motora, por isso pode ser uma excelente atividade de reabilitação para idosos que sofrem com limitações de movimentos. A atividade pode complementar o tratamento de doenças como artrite, parkinson e até mesmo auxiliar na melhora do equilíbrio. 

4. Depressão

A  importância das amizades na terceira idade aumenta ainda mais quando temos um quadro de depressão: criar laços, conversar e se distrair com uma atividade diferente é essencial para afastar os sintomas da doença. Neste ponto, as aulas de hidroginástica criam uma ótima oportunidade de interação para os idosos, já que costumam ser realizadas em grupo. 

5. Varizes

A água por si só já cria uma sensação de relaxamento, mas na hidroginástica ela ganha um toque importante: as piscinas costumam ser aquecidas! Essa temperatura morna contribui para uma melhora na circulação sanguínea do idoso e, consequentemente, reduz os sinais das varizes. 

 

Ótima opção de atividade para manter a qualidade de vida dos idosos, não é mesmo? Listamos as 5 principais vantagens, mas a lista é muito maior: converse com o médico sobre as indicações da atividade e aproveite para conhecer outras formas de cuidar de quem você ama aqui no blog da Roma.