Casa de repouso não é asilo: saiba a diferença


Nossa casa é nosso lar. Essa premissa é aplicada em todas as etapas da vida. Por isso, ao optar pela estada em casa de repouso, o idoso pode, em um primeiro momento, não concordar – sobretudo por associar o local a um asilo. Afinal, quem nunca escutou essa frase: “vai me levar a um asilo quando eu envelhecer? ” Esse termo ainda é muito associado a uma casa de repouso, contudo, há uma grande diferença entre os locais.

O primeiro conceito a ser desmistificado é que, em ambos os casos, não é um ato de abandono com seu familiar. Muito pelo contrário. Oferecer ao idoso a oportunidade de cuidar da saúde com profissionais por perto e compartilhar de muito carinho pela equipe cuidadora pode ser considerado uma demonstração de amor. A seguir, saiba as distinções entre asilo e casa de repouso.

Asilo X casa de repouso

Asilo trata-se de um local relacionado à proteção, educação, assistência ou abrigo a uma pessoa. Por lá, podem ser contemplados diferentes perfis de pessoas, como idosos, dependentes químicos ou órfãos.

Apesar de o nome estar ainda muito associado ao abando e a espaços com pouca infraestrutura, os asilos atuais possuem profissionais capacitados e parcerias que promovem a qualidade de vida dos abrigados.

A casa de repouso, por sua vez, oferece atendimento personalizado ao paciente, com equipes especializadas e à disposição para realizar o tratamento e cuidados específicos para cada idoso. Com infraestrutura completa, esse local permite a sociabilização do paciente e conta com atividades para a distração do idoso.

Atendimento personalizado

Na Roma, nossos profissionais são treinados para oferecer tratamentos humanizados. A equipe está sempre atenta às características individuais de cada paciente e promove atividades que visam à qualidade de vida e ao bem-estar de cada pessoa individualmente.